Da arte com que trabalharmos o nosso pensamento dependem as nossas misérias ou as nossas glórias...

sexta-feira, 15 de junho de 2012

| o grande enigma ~


Ao Leitor

Nas horas pesadas da vida, nos dias de tristeza e de acabrunhamento, leitor, abre este livro! Eco das vozes do Alto, ele te dará coragem; inspirar-te-á a paciência e a submissão às leis eternas!

Onde e como pensei em escrevê-lo? Em uma tarde de inverno, tarde de passeio na costa azulada de Provença.

Deitava-se o Sol sobre o mar pacífico. Seus raios de ouro, resvalando sobre a vaga adormecida, acendiam tintas ardentes sobre o cimo das rochas e dos promontórios, enquanto o delgado crescente lunar subia no céu sem nuvens. Fazia-se grande silêncio, envolvendo todas as coisas. Solitário, um sino longínquo, lentamente, soava o ângelus.

Pensativo, eu ouvia os ruídos abafados, os rumores apenas perceptíveis das cidades de inverno em festa e as vozes que cantavam em minha alma.

Pensava na indiferença dos homens que se inebriam de prazeres para melhor esquecer o fim da vida, seus imperiosos deveres, suas pesadas responsabilidades.

O mar balouçante, o Espaço que, pouco a pouco, se constelava de estrelas, os odores penetrantes dos mirtos e dos pinheiros, as harmonias longínquas na calma da tarde, tudo contribuía para derramar, em mim e em torno de mim, um encanto subtil, íntimo e profundo.

E a voz me disse:

Publica um livro que nós te inspiraremos, um livrinho que resuma tudo que a Alma humana deve conhecer para se orientar no seu caminho;

publica um livro que demonstre a todos não ser a vida uma coisa vã de que se possa fazer uso leviano, e sim uma luta pela conquista do Céu, uma obra elevada e grave de edificação, de aperfeiçoamento, regida por leis augustas e equitativas, acima das quais paira a eterna Justiça, amenizada pelo Amor.
/…


Léon Denis, O Grande Enigma, Ao Leitor 1 de 3.
(imagem: Salvador Dali, 1950)

1 comentário:

Beijaflor disse...

Ler “O Grande Enigma” é um prazer apaixonante; seguindo Léon Denis, fazemos uma viagem maravilhosa pelo ideal; ele mostra o caminho da felicidade real, ensina a percorrer o livro mágico da Natureza, a compreender o marulho do mar e a calma das montanhas. E preciso ter lido o capítulo XIV intitulado “Elevação” para saber exatamente o objetivo de nossa passagem pela Terra, para compreender a que ponto os cataclismos e as desgraças são necessários.
Regnault, Henri – A Morte Não Existe ( Com base nas Obras de Leon Denis)
http://xa.yimg.com/kq/groups/21144356/1242746032/name/Leon_Denis_O_Grande_Enigma.pdf