Introdução
Este novo trabalho é mais um passo em frente nas
consequên-
cias e nas aplicações do Espiritismo. Tal como o seu título indica,
tem como objectivo o estudo dos pontos diversamente interpretados e comentados
até aos dias de hoje: A génese, os
milagres e as profecias, na sua relação com as novas leis resultantes da
observação dos fenómenos espíritas.
Dois elementos ou, se quisermos, duas forças regem o
Universo: o elemento espiritual e o elemento material; da acção simultânea
destes dois princípios nascem fenómenos especiais, naturalmente inexplicáveis
se nos abstrairmos de um deles, exactamente como a formação de um destes dois
elementos constituintes: o oxigénio e o hidrogénio.
O espiritismo, ao demonstrar a existência do mundo
espiritual e a sua relação com o mundo material, dá-nos a chave de uma
imensidade de fenómenos incompreendidos e, por isso mesmo, considerados
inadmissíveis por uma certa classe de pensadores. Estes factos abundam nas
Escrituras e é devido ao desconhecimento das leis que os regem que os
comentadores dos dois campos opostos, girando constantemente à volta do mesmo
círculo de ideias, uns ignorando os dados positivos da ciência, outros os do
princípio espiritual, foram incapazes de chegar a uma conclusão racional.
Esta solução reside na acção recíproca do espírito e da
matéria. Retira, é verdade, à maior parte destes factos o seu carácter
sobrenatural; mas o que é mais importante: admiti-los como resultantes das leis
da natureza ou rejeitá-los completamente? A sua rejeição absoluta arrasta a
própria base do edifício, enquanto a sua admissão a este título, suprimindo só
os acessórios, deixa esta base intacta. É por isso que o Espiritismo leva tanta
gente a acreditar nas verdades que outrora consideravam utopias.
Portanto, tal como dissemos, este trabalho é um complemento
das aplicações do Espiritismo sob um ponto de vista especial. Os materiais
estavam para isso prontos, pelo menos elaborados havia muito, mas a altura para
os publicar não tinha chegado ainda. Era necessário primeiro que as ideias que
deles iriam constituir a base atingissem a maturidade e, por outro lado, ter em
conta a oportunidade das circunstâncias. O Espiritismo não tem mistérios nem
teorias secretas; nele, tudo deve ser dito abertamente, para que cada qual o
possa julgar com conhecimento de causa; mas cada coisa deve surgir a seu tempo,
para que surja com segurança. Uma solução apresentada com ligeireza, antes de a
questão estar totalmente elucidada, representaria motivo de atraso mais que de
avanço. Na solução aqui tratada, a importância do tema obrigava-nos a evitar
qualquer precipitação.
Antes de entrar no assunto, pareceu-nos necessário definir
claramente o papel respectivo dos Espíritos e dos homens na acção da nova doutrina:
estas considerações preliminares, que afastam qualquer ideia de misticismo, são
o tema do primeiro capítulo, que intitulámos de Natureza da Revelação Espírita; chamamos para este ponto uma
atenção séria porque, de certo modo, reside aí o nó da questão.
/…
* Na senda e no espírito de Pedro A. Barboza de La Torre em seu livro, De la sombra Del dogma a la luz de la razón.
* Na senda e no espírito de Pedro A. Barboza de La Torre em seu livro, De la sombra Del dogma a la luz de la razón.
ALLAN KARDEC, A GÉNESE
– Os Milagres e as Profecias Segundo o Espiritismo, Introdução 1 de 2, 1º
fragmento da obra. Tradução portuguesa de Maria Manuel Tinoco, Editores Livros
de Vida.
(imagem: Diógenes, pintura de Jean-Léon Gérôme – 1860)
(imagem: Diógenes, pintura de Jean-Léon Gérôme – 1860)
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