Da arte com que trabalharmos o nosso pensamento dependem as nossas misérias ou as nossas glórias...

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O Génio Céltico e o Mundo Invisível~


A Irlanda

Duas figuras notáveis e nobres destacam-se da multidão de poetas e escritores irlandeses contempo-
râneos.

Porque é uma verdadeira multidão que um subtil escritor,


passa em revista, no seu consciencioso e cativante estudo sobre o movimento literário da Irlanda.

Dessas duas grandes figuras, uma é a de W. B. Yeats (1865-1939; Prémio Nobel em 1923), que é considerado o chefe da renascença das letras irlandesas e o maior poeta da língua inglesa de nosso tempo. “Penetrado de influências gaélicas, ele obtém sua inspiração nas antigas fontes nacionais, exprime a alma nostálgica e apaixonada da Irlanda.”

Tendo entrado na intimidade do grande poeta, S. Téry o define de um modo original:

“Yeats e sua esposa, como tantos irlandeses, são adeptos das ciências ocultas. Essas pessoas se relacionam com espíritos e fantasmas, como se tivessem velhos conhecimentos. Eles se dedicam, curiosamente, aos abismos do desconhecido, eles se movem encantados no meio dos fenómenos misteriosos dos quais nós nos desviamos, porque fugimos daquilo que não compreendemos. Sua musa, porque é celta, gosta de se envolver em véus. Toda a obra de Yeats é cheia de um vago misticismo; ela tem uma inclinação inspirada na teosofia e nas ciências ocultas.”

Outro escritor, de muito talento, também exerce uma influência não menos importante sobre seu país – Georges Russel (1867-1935) – considerado a “consciência da Irlanda”, e que S. Téry nos apresenta nestes termos:

“Tendo por ascendência uma personalidade magnética, uma vida pura, uma alma perfeita, Russel reuniu ao seu redor tudo que havia de inteligente e de nobre na Irlanda, multiplicou a inspiração de todos e lhes comunicou sua chama.

O misticismo de Yeats é mais poético, instintivo; o de Russel, consciente, reflectido. Das vagas aspirações sentimentais da raça celta ante o desconhecido, o mistério do mundo, Russel fez uma filosofia, um princípio de acção.

Ele também é um adepto das ciências ocultas, mas, cada vez que o interrogam sobre suas relações com o invisível, mostra-se cheio de discrição. Quando o pressionam, diz somente: “O que eu sei é pouca coisa; descobri que a consciência pode existir fora do corpo, que se pode, às vezes, ver entidades que estão muito longe, que se pode mesmo falar com elas a centenas de quilómetros: já falaram comigo desta maneira. Sei, por experiência, que os seres sem corpos físicos podem agir sobre nós profundamente. Um deles lançou-me fluidos vitais e, enquanto isso durou, me parecia ser chicoteado com eletricidade. Estou convencido de que me recordo das vidas passadas, e conversei com amigos que se lembram igualmente: nós até temos falado, juntos, dos lugares onde tínhamos vivido. Também vi seres elementares e os observei junto com aqueles que foram meus companheiros de descoberta...” (*) 

A obra de Russel é rica de fugas para o infinito e para o Além. É assim que ele escreve no cabeçalho de seu primeiro livro, Para a Pátria:

“Eu sei que sou um espírito e que parti outrora do “eu” ancestral para tarefas ainda não acabadas, mas sempre repletas da nostalgia do país natal.” – e afirma as vidas sucessivas, “que são várias etapas que conduzem à sabedoria, à purificação na essência divina.”

Além destes dois escritores, Yeats e G. Russel, justamente célebres, poderíamos acrescentar um grande número de outros menos conhecidos, visto que a literatura da Irlanda é uma das mais ricas da Europa, pela variedade e pelo valor das obras que a compõem. Ela exprime com uma sensibilidade encantadora, ao mesmo tampo que uma grande força, as aspirações, os sonhos, as alegrias e as angústias da alma céltica.
/…
(*) S. Téry, L’Ile des Bardes, p. 113. (N.O.F.)


LÉON DENIS, O Génio Céltico e o Mundo Invisível, Primeira Parte OS PAÍSES CÉLTICOS, CAPÍTULO II – A Irlanda 2 de 3, 8º fragmento
(imagem: A Apoteose dos heróis franceses que morreram por seu país durante a guerra da Liberdade, pintura de Anne-Louis Girodet-Trioson)

Sem comentários: