Da arte com que trabalharmos o nosso pensamento dependem as nossas misérias ou as nossas glórias...

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Na “Divina Comédia”

“Dante mergulhou nos abismos infernais e assombrou o mundo com as descrições das regiões inferiores. Na “Divina Comédia” há passagens difíceis de serem aceites pelos homens menos espiritualizados, se não tivessem sido recebidas como foram, isto é, apenas como obra de arte, o produto da inteligência de um grande poeta, a fantasia de um cérebro privilegiado. Como verdade, pouca gente a aceitaria. Mas dizem que quando Dante passava nas ruas de Ravena, as mulheres e os homens olhavam-no com pavor e respeito, porque sabiam que ele estivera no Inferno.
Na “Divina Comédia”, encontramos as almas com formas animalescas, com a forma de árvores presas ao solo infernal ou então deformadas pelo mal que praticaram.
Dante tem sido amado e respeitado em todo o mundo; escolas de assuntos dantescos interpretam e estudam a sua obra, e a Igreja Católica usou o seu Inferno como modelo durante muitos séculos, mas hoje os homens nem sequer pensam que tudo aquilo seja verdade.”

CHICO XAVIER, PÁGINAS DE UMA VIDA in “Ratos que Roem” (2 de 4), 2ª PARTE – CONVERSAS MANTIDAS POR R. A. RANIERI COM CHICO XAVIER

Sem comentários: