Da arte com que trabalharmos o nosso pensamento dependem as nossas misérias ou as nossas glórias...

sábado, 13 de outubro de 2012

O Mundo Invisível e a Guerra~


V
A Justiça Divina e a Atual Guerra

|14 de julho de 1915|

   Algum dia poderemos abolir ou apagar os ódios que separam os povos?

   Os socialistas já o tentaram, mas sua propaganda internacional só lhes deu como resultado uma derrota estrondosa. Os protestos nobres e inúteis dos pacifistas e seus apelos para uma arbitragem apenas parecem, no presente conflito, uma pueril ilusão, porque as nações, a um simples vento de tempestade, se lançam umas contra as outras, sem pensar num recurso ao Tribunal de Haia.

   As religiões também se mostram impotentes. Dois imperadores cristãos, ou que se dizem cristãos, místicos e devotos, iniciaram todas as calamidades atuais, e o próprio Papa não conseguiu achar o termo forte para condenar as atrocidades alemãs.

   Para diminuir nossos males seria necessário uma renovação completa da educação e um despertar da consciência profunda; era preciso ensinar a todos, desde a infância, as grandes leis da vida com os deveres e as responsabilidades decorrentes. Seria preciso que, bem cedo, todos ficassem certos de que todas as nossas ações fatalmente recaem sobre nós com suas consequências boas ou más, felizes ou infelizes, tal qual a pedra lançada ao ar que volta a cair ao chão.

   Numa palavra, deve-se dar às almas alimento mais substancial e mais vivo do que aquele com o qual se alimentaram desde muitos séculos, chegando ao fracasso intelectual e moral que vemos com tristeza.

   Enquanto o egoísmo escolar e o religioso mantiverem o homem na ignorância da verdadeira finalidade da vida e da grande lei evolutiva que regula a existência através de suas fases sucessivas, a sociedade continuará entregue às paixões más, à devassidão, e a humanidade estará destruída por violentas convulsões.

   Seria então o momento de ensinar o homem a se conhecer e a dirigir as forças nele existentes. Se o homem soubesse que todos os seus pensamentos, ações, movimentos hostis, egoístas ou invejosos colaboram para aumentar os maus poderes que agem sobre nós, alimentam as guerras e precipitam as desgraças, muito mais cuidado teria no seu modo de agir e muitos males seriam atenuados.

   Só o Espiritismo poderia dar esse ensino. Infelizmente, sua falta de organização lhe tira a maior parte dos recursos, só restando a iniciativa individual, que muito pode na restrita área de sua ação.

   Todos os espíritas têm o dever de divulgar em seu derredor a luz das eternas verdades e o bálsamo das celestes consolações, tão úteis nas horas de provações que atravessamos.

   No meio da tempestade ergue-se a voz dos poderes invisíveis para fazer um apelo supremo à França e à humanidade. Se esse apelo não for ouvido, se não conseguir despertar consciências, se nossa sociedade continuar nos vícios, na incredulidade e na corrupção, a era de dores será prolongada ou se renovará.

   Todavia o espetáculo das heróicas virtudes decorrentes da guerra nos conforta, enchendo-nos de esperança e de confiança no futuro de nossa pátria.

   Agrada-nos ver nele o ponto de partida de um renascimento intelectual e moral, a origem de uma corrente de ideias bastante poderosa para espantar os miasmas políticos, estabelecendo o regime exigido pelas circunstâncias, e assim surgirá uma nova França mais digna e capaz das grandes obras.

   Oh! alma viva da França, livra-te das pesadas influências materiais que impedem o teu impulso e sufocam as aspirações de teu génio!

   Neste 14 de julho escuta a sinfonia que se eleva de todos os pontos do território nacional; as vozes dos sinos que, em ondas sonoras, escapam de todos os campanários; as vozes das antigas cidades e das povoações tranquilas; vozes da Terra e do Espaço que te chamam e te convidam a continuar tua marcha, tua ascensão até a luz!
/…


LÉON DENIS, O Mundo Invisível e a Guerra, V – A Justiça Divina e a Atual Guerra, 3 de 4 16º fragmento da obra.
(imagem: Tanque de guerra britânico capturado pelos Alemães, durante a Primeira Guerra Mundial)

Sem comentários: