Da arte com que trabalharmos o nosso pensamento dependem as nossas misérias ou as nossas glórias...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Reflexão – Conceitos Sobre Religião:

ALBERT EINSTEIN
“A mais bela e profunda emoção que podemos sentir, é a sensação mística. Esta é a semente de toda a verdadeira ciência. Aquele a quem esta emoção for alheia, que não tenha a possibilidade de se assombrar e de ser tocado por este impacto, é como se estivesse morto. Saber que o que nos é impenetrável, existe realmente e se manifesta através da mais elevada sabedoria e da mais resplandecente beleza – sabedoria e beleza que as nossas fracas faculdades só podem atingir na sua forma primitiva –, este conhecimento, este sentimento, é que está no centro da verdadeira Religião.” (3)

HERCULANO PIRES
“O Conhecimento é um sistema único e integrado. A divisão em Ciência, Filosofia, Arte e Religião é apenas metodológica. Uma religião sem o apoio lógico e científico é um conjunto de lendas ou de cavilações astutas. Uma ciência sem os dados da religião é um corpo sem alma. Ciência, Arte, e Religião, desprovidas do arcaboiço filosófico, não são senão esboços imprecisos do que pretendem ser.” (9)

SÃO LUIZ (ESPÍRITO)
“Os Espíritos não vêm subverter a religião, como pretendem alguns, mas vêm, pelo contrário, confirmá-la, através de provas irrecusáveis. Eis porque dentro de algum tempo tereis mais pessoas sinceramente religiosas e crentes do que as tendes hoje.” (17)

(3) O Homem e a Sociedade numa Nova Civilização.
(9) Revisão do Cristianismo.
(17) O Livro dos Espíritos, questão 1010 a)

O mundo mental é o modelador do mundo físico

“O mundo mental, das aspirações e ideias, é o grande agente modelador do mundo físico, orgânico. Conforme as propostas daquele, têm lugar as manifestações neste.
Assim se compreende porque a Terra é mundo de “provas e expiações”, considerando-se que os Espíritos que nela habitam estagiam na grande generalidade em faixas iniciais, inferiores, portanto, da evolução.
À medida que o ser evolve, melhores condições estatui para o próprio crescimento, dentro do mesmo critério da lei do progresso, que realiza com mais segurança os mecanismos de desenvolvimento, de acordo com as conquistas logradas. Quanto mais adiantado um povo, mais fáceis e variados são-lhe os recursos para o avanço.
O pensamento, desse modo, é um agente de grave significado no processo natural da vida, representando o grau de elevação ou inferioridade do Espírito, que, mediante o seu psicossoma ou órgão intermediário, plasma o que lhe é melhor e mais necessário para marchar no rumo da libertação.”

MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA, ESPÍRITO in “Temas da Vida e da Morte” psicografia de DIVALDO PEREIRA FRANCO, PENSAMENTO E PERISPÍRITO (5 de 5)
(imagem: fotografia manipulada, Albulena Panduri)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Espírito aspira e o perispírito age…

“Os pensamentos largamente cultivados levam o indivíduo a acções inesperadas, como decorrência da adaptação mental que se permitiu. Desencadeada a acção, os efeitos serão incorporados no modus vivendi posterior da criatura. E mesmo quando não se convertem em atitudes e realizações por falta de oportunidade, aquelas aspirações mentais, vividas em clima interior, apresentam-se como formas e fantasmas que terão de ser diluídos por meio de reagentes de diferente ordem, para que se restabeleça o equilíbrio do conjunto espiritual.
Conforme a consequência mental da ideia, aparece uma correspondente necessidade da emoção.
Todos esses condicionamentos estabelecem o organograma físico, mental e moral da futura empresa reencarnatória a que o Espírito se deve submeter, ante o fatalismo da evolução.
O conjunto – Espírito ou mente, perispírito ou psicossoma e corpo ou soma – é tão estranhamente conjugado no processo da reencarnação que, em qualquer período da existência, são articulados ou desfeitos sucessivos equipamentos que procedem da acção de um sobre o outro. O Espírito aspira e o perispírito age sobre os implementos materiais, dando surgimento a respostas orgânicas ou a factos que retornam à fonte original, como efeito da acção física que o mesmo corpo transfere para o ser eterno, concedendo-lhe créditos ou débitos que se incorporam à economia da vida planetária.”

MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA, ESPÍRITO in “Temas da Vida e da Morte” psicografia de DIVALDO PEREIRA FRANCO, PENSAMENTO E PERISPÍRITO (4/5)

Mecanismos espirituais

“Certamente, caracteres físicos, fisionómicos e até alguns comportamentais resultam das heranças genéticas e da convivência em família, jamais os de natureza psicológica que afectam o destino, ou de ordem fisiológica no mapa da evolução.
Saúde e enfermidade, beleza e feiúra, altura e pequenez, agilidade e retardamento, como outras expressões da vida física, procedem do Espírito que vem recompor e aumentar os valores bem ou mal utilizados nas existências pretéritas.
Além desses, os comportamentos e as manifestações mentais, sexuais, emocionais decorrem dos actos perpetrados antes e que a reencarnação traz de volta para a indispensável canalização em favor do progresso de cada ser.
As alienações, os conflitos e traumas, as doenças congénitas, as deformidades físicas e degenerativas, assim como as condições morais, sociais e económicas, são capítulos dos mecanismos espirituais, nunca heranças familiares, qual se a vida estivesse sob injunções do absurdo e da inconsequência.
A aparente hereditariedade compulsória, assim como a injunção moral actuante em determinado indivíduo, fazendo recordar algum ancestral, explica-se em razão de ser aquele mesmo Espírito, ora renascido no clã, para dar prosseguimento a realizações que ficaram incompletas ou refazer as que foram perniciosas. Motivo este que liberta “o filho de pagar pelos pais” ou avós, o que constituiria, se verdadeiro, uma terrível e arbitrária imposição da Justiça que, mesmo na Terra, tem código penal mais equilibrado.”

MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA, ESPÍRITO in “Temas da Vida e da Morte” psicografia de DIVALDO PEREIRA FRANCO, PENSAMENTO E PERISPÍRITO (3/5)

Cada Espírito é legatário de si mesmo

“Como é certo que, em casos especiais, há toda uma elaboração de programa para o reencarnante, na generalidade, os automatismos vibratórios das Leis de Causalidade respondem pela ocorrência, que jamais tem lugar no acaso.
Todo elemento irradia vibrações que lhe tipificam a espécie e respondem pela sua constituição.
Espermatozóides e óvulos, em consequência, possuem campo de força específico, que propele os primeiros para o encontro com os últimos, facultando o surgimento da célula ovo.
Por sua vez, cada gameta exterioriza ondas que correspondem à sua fatalidade biógica, na programação genética de que se faz portador.
Desse modo, o perispírito do reencarnante sincroniza com a vibração do espermatozóide que possui a mesma carga vibratória, sobre ele incidindo e passando a plasmar no óvulo fecundado o corpo compatível com as necessidades evolutivas, como decorrência das catalogadas acções pretéritas. Equilíbrio da forma ou anomalia, habilidades e destrezas, ou incapacidade, inteligência, memória e lucidez, ou imbecilidade, atraso mental, oligofrenia serão estabelecidos desde já pela incidência das conquistas espirituais sobre o embrião em desenvolvimento.
Sem descartarmos a hereditariedade nos processos da reencarnação, o seu totalitarismo, conforme pretendem diversos estudiosos da Embriogenia e outras áreas da ciência, não tem razão de ser.
Cada Espírito é legatário de si mesmo. Seus actos e sua vida anterior são os plasmadores da sua nova existência corporal, impondo os processos de reabilitação, quando em dívida, ou de felicidade, se em crédito, sob os critérios da Divina Justiça.”

MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA, ESPÍRITO in “Temas da Vida e da Morte” psicografia de DIVALDO PEREIRA FRANCO, PENSAMENTO E PERISPÍRITO (2/5)

Processo perispiritual

“Portador de expressiva capacidade plasmadora, o perispírito regista todas as acções do Espírito através dos mecanismos subtis da mente que sobre ele age, estabelecendo os futuros parâmetros de comportamento, que serão fixados por automatismos vibratórios nas reencarnações porvindouras.
Corpo intermediário entre o ser pensante, eterno, e os equipamentos físicos, transitórios, por ele se processam as imposições da mente sobre a matéria e os efeitos dela em retorno à causa geratriz.
Captando o impulso do pensamento e computando a resposta da acção, a ele se incorporam os fenómenos da conduta actual do homem, assim programando os sucessivos porvindouros, mediante os quais serão aprimoradas as conquistas, corrigidos os erros e reparados os danos destes últimos derivados.
Assim, quando por ocasião da reencarnação o Espírito é encaminhado por necessidade evolutiva aos futuros genitores, no momento da fecundação o gameta masculino vitorioso esteve impulsionado pela energia do perispírito do reencarnante, que naquele espermatozóide encontrou os factores genéticos de que necessita para a programática a que se deve submeter.
A partir desse momento, os códigos genéticos da hereditariedade, em consonância com o conteúdo vibratório dos registos perispirituais, vão organizando o corpo que o Espírito habitará.”

MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA, ESPÍRITO in “Temas da Vida e da Morte” psicografia de DIVALDO PEREIRA FRANCO, PENSAMENTO E PERISPÍRITO (1/5)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

As realizações mais perfeitas da Arte


“Os sonhos dos poetas, as visões dos míticos, as criações do génio, as comprovações e demonstrações da Ciência, as realizações mais perfeitas da Arte são apenas ecos muito débeis e percepções pequeninas que os homens, com melhores dotes, captam como em um relâmpago quando a matéria, dominada por poucos instantes, permite que a alma possa entrever alguns pálidos reflexos do mundo divino.”

LÉON DENIS, in “O Mundo Invisível e a Guerra”
(imagem: O Êxtase de Santa Teresa de Gian Lorenzo Bernini(1598-1680)

O sentimento das responsabilidades individuais e colectivas

“A educação do povo precisa ser totalmente modificada, para que todos possam ter a noção dos deveres sociais, o sentimento das responsabilidades individuais e colectivas e, principalmente, o conhecimento do objectivo real da vida, que é o progresso, o aperfeiçoamento da alma, o aumento de suas riquezas íntimas e ocultas.”

LÉON DENIS, in “O Mundo Invisível e a Guerra"
(imagem: Outono, pintura de Eduardo Arguelles)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O doente vê chegar o médico

“Os aflitos são em grande número: não é então surpreendente que tantas pessoas acolham uma doutrina consoladora, de preferência a doutrina que desesperam, na medida que é mais aos deserdados da sorte do que aos felizes que se dirige o Espiritismo. O doente vê chegar o médico com mais alegria do que aquele que não costuma ter problemas de saúde; ora, os aflitos são os doentes e o Consolador é o médico.
Vós que combateis o Espiritismo, se quereis que o deixem para vos seguirem, dai então mais e melhor que ele; curai mais garantidamente as feridas da alma. Dai mais consolações, mais satisfações ao coração, esperanças mais legítimas, certezas maiores, fazei do futuro um quadro mais racional, mais sedutor; mas não penseis em vencê-lo com a perspectiva do vazio; com a alternativa das chamas do inferno ou da beata e inútil contemplação perpétua.”

KARDEC, ALLAN in “A GÉNESE” Os Milagres e as Profecias Segundo o Espiritismo – Capítulo I “Natureza e Revelação Espírita” 44.
(imagem: Cristo redentor, 1519-1520, Michelangelo. Igreja de Santa Maria sopra Minerva, Roma)

Marcas da Providencia

“Se a estes resultados acrescentarmos a rapidez inerente à propagação do Espiritismo, apesar de tudo o que foi feito para o abater, não podemos sequer pensar que o seu advento não seja outra coisa que não providencia, na medida em que triunfa sobre todas as forças e sobre todas as más vontades humanas. A facilidade com que é aceite por um grande número de pessoas, e isso sem constrangimentos, sem outros meios que o poder da ideia, prova que ele responde a uma necessidade: a de acreditar em qualquer coisa, após o vazio cavado pela incredulidade. Consequentemente chegou no momento exacto.”

KARDEC, ALLAN in “A GÉNESE” Os Milagres e as Profecias Segundo o Espiritismo – Capítulo I “Natureza e Revelação Espírita” 43.