Da arte com que trabalharmos o nosso pensamento dependem as nossas misérias ou as nossas glórias...

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Razão e Sentimento

"O Espiritismo oferece esta inapreciável vantagem de, ao mesmo tempo, satisfazer à razão e ao sentimento. Até agora essas duas faculdades da alma se têm conservado em luta aberta, num perpétuo conflito. Daí uma causa profunda de sofrimento e de desordem para as sociedades humanas. A Religião, apelando para o sentimento e excluindo a razão, caía muitas vezes no fanatismo e no erro. A Ciência, procedendo em sentido contrário, permanecia inerte e seca, impotente para regular a conduta moral.”

LÉON DENIS, No Invisível, Aplicação moral e frutos do Espiritismo - XI

2 comentários:

António Luís disse...

Léon Denis, para além de grande filosofo, era um homem com uma consciência muito apurada. Grande sábio.
Isso percebe-se nesta transcrição, pois por poucas palavras, consegue, sem quaisquer problemas, colocar a razão e o sentimento como duas qualidades indissociáveis, caminhando lado a lado.

Abraço

Gilberto Ferreira disse...

A Razão / Léon Denis eleva a razão ao humano: "Atea os frios sopros da adversidade" palavras suas. Um registo de discurso valioso; "Para lhes atear a chama interior". Como valiosa é a mão que se dá a um blogue singular, de tema, recém-nascido. "É que para apreciar toda a grandeza da doutrina dos Espíritos é preciso ter sofrido" / O Sentimento. Um grande abraço, Gilberto Ferreira