Da arte com que trabalharmos o nosso pensamento dependem as nossas misérias ou as nossas glórias...

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Fluido Perispiritual

"O perispírito (i) é formado de fluidos, em diferentes graus de condensação, desde os fluidos materiais, que aderem ao cérebro, até aos espirituais, que se aproximam da natureza da alma.
De sorte que, se uma vibração impressiona um nervo sensitivo, este a transmite aos tálamos ópticos, que a reflectem para o sensorium; aí chegada essa vibração, age sobre o fluido perispiritual, que aos poucos adverte o espírito.
Assim, como pensam os fisiologistas de que já falamos, são as ondulações do fluido perispiritual que transmitem as sensações à alma e, reciprocamente, a vontade da alma se manifesta aos órgãos por ondulações em sentido inverso das primeiras, que vão da parte mais depurada à parte mais material. Chegadas à superfície das camadas corticais, as ondulações impressionam as células do sensorium e põem em acção a energia nervosa que aí está contida; esta, sob forma de descarga nervosa, atravessa os núcleos do corpo estriado, onde adquire uma força maior e se distribui, em seguida, pelos nervos motores, conforme as vontades da alma.”

GABRIEL DELANNE, O Espiritismo Perante a Ciência, 4ª parte, Capítulo II – Provas da existência do perispírito – A sua utilidade – O seu papel

Sem comentários: