O Sexo e a Genética no | Espiritismo
Falar em sexo é falar em moral, porque o sexo se tornou, na
cultura religiosa, o pivô de todos os sistemas morais. Nas civilizações
agrárias e pastoris o problema sexual, embora carregado pelos tabus da selva,
não se deixou esmagar por essa carga. A moral das primeiras civilizações
revelou-se, de maneira geral, muito aberta em relação ao sexo, chegando mesmo a
encará-lo como sagrado. Na remota Suméria e mesmo nas civilizações teocráticas a era fálica desenvolveu-se de maneira espantosa. O falo, ou, como dizia Rilke, o membro da
geração, era objecto de culto religioso. O acto sexual era considerado sagrado.
Podemos ver na Bíblia que a civilização agrária judaica foi, durante os primeiros tempos, bastante liberal no tocante ao sexo. Mas na proporção em que
as questões de linhagem e direitos sucessórios exigiram disciplinação, o sexo
foi sendo encarado com progressivas suspeitas.
Na Grécia e na Roma arcaicas a licença sexual chegou ao
extremo das festas religiosas em homenagem aos deuses da sensualidade e da
fecundidade. Por todo o Antigo Oriente o culto sexual dominou amplamente,
aprimorando-se as cerimónias do sexo com requintes dionisíacos na China, no
Japão, na Arábia, na Pérsia... Técnicas requintadas ainda
subsistem actualmente em vários países, servindo para o incentivo do comércio
turístico e pesando favoravelmente na balança de exportações. Os ritos da
virilidade produziram em Esparta a
prática oficial e obrigatória do homossexualismo na educação dos adolescentes,
com repercussões acentuadas em Atenas, na Pérsia e em Roma. Na época
de Sócrates o
problema era encarado com ambivalência, como verificamos no Banquete de Platão. Mas ainda nessa
época os gregos chegaram a organizar, como relata Werner Jaeger, um
exército de andrógenos para
conquistar Siracusa,
partindo da ideia de que os amantes não se acovardavam quando juntos e queriam
brilhar aos olhos uns dos outros. Episódio que mostra a plurivalência do sexo
nas culturas clássicas.
No Cristianismo o
sexo caiu em desgraça. Nem mesmo os tópicos bíblicos altamente sensuais puderam
salvá-lo. Os cristãos caíram no complexo de castração. O sexo
transformou-se em pecado mortal e a Igreja instituiu o celibato obrigatório dos
clérigos e restabeleceu a virgindade sagrada das vestais, do culto pagão da deusa
Vesta. Em conflito com o
próprio mandamento divino do crescei e multiplicai-vos, a geração
tornou-se impura e as crianças não nasciam inocentes, mas maculadas pelo pecado
original. O horror ao sexo provocou epidemias de crises místicas nos
conventos e mosteiros, dando incremento às perversões sexuais e aos delírios de
histeria. Os íncubos e súcubos, demónios
pervertidos, atacavam os padres e as freiras nos dormitórios sagrados,
levando-os a pecados horrendos e a penitências e cilícios que geravam
explosões satânicas de masoquismo. A asfixia das fontes biológicas da espécie
custava tão caro que os clérigos tiveram de apelar à hipocrisia e à mentira.
Bispos criaram taxas especiais para que os clérigos pudessem socorrer-se às escondidas,
escapando aos delírios do sexo com a compra de autorizações eclesiásticas para
pecar sem perigo para a pureza suposta das almas.
E todas essas loucuras, que perduram ainda, se repercutiram por todo o mundo em atrocidades de toda a espécie, perseguições e torturas, excomunhões e maldições, fogueiras assassinas, tudo ao canto das litanias piedosas, ao clamor diuturno das preces, no desespero e na angústia das famílias mutiladas, em nome do Cristo que salvara a mulher adúltera da lapidação dos hipócritas e transformara Madalena em santa, porque ela muito amara. O tempo passou, é verdade, mas as almas esmagadas perderam-se na revolta impotente, marcadas a fogo pela descrença em Deus e nos homens.
E todas essas loucuras, que perduram ainda, se repercutiram por todo o mundo em atrocidades de toda a espécie, perseguições e torturas, excomunhões e maldições, fogueiras assassinas, tudo ao canto das litanias piedosas, ao clamor diuturno das preces, no desespero e na angústia das famílias mutiladas, em nome do Cristo que salvara a mulher adúltera da lapidação dos hipócritas e transformara Madalena em santa, porque ela muito amara. O tempo passou, é verdade, mas as almas esmagadas perderam-se na revolta impotente, marcadas a fogo pela descrença em Deus e nos homens.
Não fazemos um libelo tardio, mas não se
pode tratar dessas fases históricas com a indiferença dos cínicos. A lição
do passado precisa gravar-se nas nossas mentes de maneira indelével, com as
cores trágicas da loucura, para não cairmos de novo nas armadilhas da
arrogância e da ferocidade selvagem que continuam armadas em nós mesmos. Seria
um crime de lesa-humanidade ocultar essa verdade áspera. E mais ainda, seria
uma traição ao futuro passar ao de leve sobre um problema tão grave, tão
carregado de consequências que ainda continuam a ameaçar-nos. A herança
tenebrosa corre ainda nas nossas veias. A peçonha da serpente edénica envenena o
nosso sangue, e o seu sibilar remoto ainda cicia aos nossos ouvidos,
incitando-nos à loucura de novas tentativas de santidade e pureza
extremas, como se pudéssemos sair do barro da carne para elevar-nos,
num segundo, à condição angélica. A pretensão da santidade, formal,
feita de atitudes fictícias, de fanatismo bronco, de orgulho satânico, ainda
empolgam os que se julgam melhores do que os outros. As duras lições do passado
mostram-nos que só podemos aproximar-nos do Cristianismo através da humildade
consciente e da simplicidade espontânea. Basta um grãozinho de
orgulho, de pretensão a saberete ou
santo, para perdermos o Cristo de
vista e entrarmos na procissão dos anjos de asas de papel.
O Espiritismo oferece-nos
a última oportunidade de voltarmos a Cristo e reencontrarmos o
seu ensino e o seu exemplo. Em todas as religiões cristãs exalta-se a
importância do exemplo de Cristo, mas a própria instituição igrejeira, herdada
do judaísmo e do paganismo, opõe-se brutalmente a qualquer assimilação da
naturalidade cristã pelos adeptos. A erva daninha da vaidade pessoal e de grupo, asfixia com as suas folhas de urtiga as
sementes do Semeador. A sumptuosidade das Federações e dos Centros Espíritas
com instalações pomposas excitam
a vaidade das pessoas simples que as integram com boas intenções, mas logo se
embriagam com as posições que assumem, considerando-se autoridades
doutrinárias e portanto capazes de ditar normas, estabelecer
disciplina, fixar posições doutrinárias e exigir obediência e respeito.
Convencidos de possuir um conhecimento superior, muito acima da fatuidade da
sabedoria igrejeira e da ignorância espiritual dos sábios materialistas, criaturas desprovidas de um mínimo de cultura geral julgam-se aptas a ensinar a
Verdade e até mesmo de reformular a Doutrina com os dados supostos de
suas precárias experiências. Não conseguem sequer assimilar os princípios
espíritas, mas porque se tornaram figuras socialmente importantes nos quadros institucionais passam a falar grosso e a semear na seara o joio de suas especulações
ilógicas. Nada mais desolador do que esse espectáculo de ignorância enfatuada,
não raro dado por indivíduos de formação universitária mal assimilada, em que
se apoiam nos seus títulos para sustentar o seu falso prestígio. A
última novidade que se espalha no meio espírita é a mais velha de todas: a da castidade para
homens e mulheres, a fuga ao sexo, esse instrumento do Diabo que é também o instrumento da criação, do povoamento da Terra pelas criaturas de Deus. Esses
anjos assexuados que surgem agora, em revoadas místicas,
no meio espírita, não são jejunos apenas
em questões genéticas, mas também e principalmente em Espiritismo. Nada conhecem
da poderosa síntese histórica e espiritual que Kardec nos deixou.
Devem ter saído ontem de alguma sacristia medieval escondida num mosteiro de
frades analfabetos do deserto, que para servir a Deus andavam descalços e em trapos, guardavam a sua sagrada ignorância como as vestais a sua virgindade
sagrada, e não tomavam banho para
terem a glória de morrer com cheiro de santidade, ou seja, de suor
e sujeira no corpo desnutrido coberto de chagas.
No Espiritismo não
há lugar para a volta à era fálica nem
para o restabelecimento das castidades forçadas. Na
sua natureza de síntese cultural, o Espiritismo coloca o
problema sexual acima das antigas condições de ambivalência do sexo. O capítulo
sobre a Lei de Reprodução em O Livro dos Espíritos é decisivo: a
lei de reprodução é encarada como lei natural e humana, de ordem moral,
correspondendo às exigências divinas da evolução dos seres, das raças e de toda
a Humanidade. O celibato é
condenado como fuga egoísta aos compromissos sociais, a menos que seja
determinado por motivos graves. O sexo não é nem pode ser pecaminoso. A sua função é
evidentemente necessária para o progresso dos espíritos. O que se
condena é o excesso, o abuso e o aviltamento do sexo. Lei
natural, estabelecida por Deus para todas as formas de vida, o sexo é o meio de
transmissão da vida na sucessão das gerações. Nos reinos da Natureza, o
vegetal, o animal e o hominal,
o sexo é a garantia da continuidade da vida e o factor das reencarnações. As
superstições anti-sexuais revelam estreiteza mental,
tendência ao misticismo igrejeiro do passado, ao beatismo ignorante, ao
masoquismo lúbrico e
à necrofilia, ou
seja, apego mórbido à
morte. Esse é um problema bem conhecido em Psicologia e as suas
consequências pertencem ao campo da Psiquiatria. Esse conjunto de
elementos negativos produziu no passado religioso as mais estranhas
manifestações de delírios pseudo-místicos e desequilíbrios de afectividade. Incontáveis
casos de loucura e pseudo-possessões demoníacas brotaram dos conventos e
mosteiros medievais pela prática forçada e criminosa de abstinências sexuais
que, não raro, acabavam em perversões.
Os desvios da
afectividade levam criaturas inocentes a imperceptíveis ligações amorosas com
outras criaturas da mesma tipologia psicológica, chegando a extremos criminosos
de perversão de
crianças em internatos de rigor espartano, em cujo clima
asfixiante as exigências biológicas fazem renascer as flores venenosas das
práticas de Esparta. Em
contrapartida, surgem também os casos de delírios senis em criaturas
envelhecidas, que no declínio da vitalidade se tornam ridículas e
perigosas, tentando reactivar as suas energias genéticas sem a compulsão
das frustrações de toda uma vida em que esmagaram os seus
impulsos afectivos. Já sem forças para sustentar as lutas disciplinares da
mocidade contra os impulsos naturais, essas vítimas da ilusão religiosa são
condenadas e julgadas como seres depravados que só então revelam o que
são. É o duro preço pago pelos que não tiveram a coragem de escalar as
encostas do Olimpo para roubar o fogo celeste de Zeus.
O mesmo acontece no tocante às condenações rigorosas contra
as pessoas apegadas a hábitos comuns na sociedade, mas que o puritanismo
espírita reprime em nome do bom conceito que os adeptos devem sustentar no meio
social, uma imagem forçada, artificial e quase sempre insustentável. Os
espíritas não constituem uma comunidade à parte no meio social, não podem e não
devem isolar-se ou distinguir-se por atitudes ou comportamento especiais. Jesus podia ter nascido
príncipe, como o Buda, ou podia nascer numa família abastada que o encaminhasse
para o sacerdócio e as honras do rabinato. Preferiu a humildade de uma família pobre
de Nazaré, pequena cidade de uma província desprezada pela sua numerosa
população de gentios, e a condição inferior de carpinteiro. Viveu no meio do
povo, convivendo com criaturas renegadas como os publicanos, cobradores de
impostos, os soldados e centuriões romanos, os pescadores do Mar da Galiléia, os mercadores, os
cegos e os leprosos (lixos do povo, desprezados por Deus, segundo as normas do
Templo) com os fabricantes de azeite da região de Betânia, os
pastores árabes da Transjordânia, sendo
anunciado pelo profeta popular do Deserto, João Baptista, que se
cobria com pele de animais. Comia com eles sem obedecer aos rituais fariseus, não respeitava as leis
discriminatórias da pureza judaica, hospedava-se em casas impuras, conversava
com samaritanos segregados,
defendia em praça pública as mulheres adúlteras, para afinal morrer na cruz
infamante entre ladrões, sob o peso da mesma condenação desses companheiros da
hora extrema. Nesse convívio com o populacho atendia a todos, semeava as
sementes do seu ensino em corações puros ou impuros, sem condená-los pela sua
impureza convencional. Os espíritas, que desejam ser os Seus amigos e
companheiros de hoje, não podem entregar-se a puritanismos discriminatórios,
criando exigências formalistas para si mesmos e para os outros. O verdadeiro
cristão é sal do mundo e precisa misturar-se na massa que deve salgar.
O Espiritismo não
criou igrejas, não precisa de templos sumptuosos e tribunas luxuosas com
pregadores enfatuados.
Não tem rituais, não dispensa bênçãos, não promete lugar celeste a ninguém, não
confere honrarias em títulos ou diplomas especiais, não disputa regalias
oficiais. A sua única missão é esclarecer, orientar,
indicar o caminho da autenticidade humana e da verdade espiritual do homem. Se
não compreendermos isso e nisso não nos integrarmos estaremos sendo pedras de
tropeço para os que desejam realmente evoluir, não por fora, mas por dentro. E
esse por dentro não quer dizer reforma, mas desenvolvimento
das potencialidades do espírito. A teoria da reforma intima é
um engodo que levou muitos companheiros aproveitáveis à vaidade adulteradora. Não
há reforma para o que não se estraga. O espírito é o mesmo em todos e só
necessita de uma coisa: desenvolvimento.
Enquanto não desenvolver a sua capacidade de compreender, analisar, julgar,
discernir e respeitar a verdade não terá condições para modificar-se por dentro. Mesmo porque essa
modificação só pode acontecer pelo esforço pessoal de cada um. A
expressão reforma intima é inadequada, pois implica a ideia de substituição de
coisas, conserto, modificação em disposições internas, como numa casa ou numa
loja. As disposições internas do espírito correspondem ao seu grau de
evolução, como nos mostra a Escala Espírita de Kardec. O
espírito é vida e não arranjo. O seu desenvolvimento depende de experiências,
estudos, reflexão – tudo isso com mente aberta para a realidade e não fechada
em esquemas artificiais. Ninguém se reforma nem pode reformar os outros. Mas
todos podem superar as suas condições actuais, romper os limites em que a mente
se fechou e transcender-se. Os
modelos de figurino espiritual são inócuos e até mesmo prejudiciais. A
responsabilidade espírita é individual, cada qual responde por si mesmo e não
pode prender-se a supostos mestres espirituais.
Um espírita que se sujeita às lições de um mestre pessoal
não é espírita, é um beato seguindo António
Conselheiro. O despertar da consciência na experiência é o seu caminho
único de progresso. Ele não confia em palavras, mas nos factos. Não busca a
ilusão de uma salvação confessional, mas aprofunda-se no conhecimento
doutrinário para saber por si mesmo onde pisa e para onde vai...
Os que precisam de mestres não confiam em si mesmos,
fazem-se ovelhas de um rebanho. No Espiritismo não há
rebanhos nem pastores: há trabalho a
fazer, afinidades a estabelecer entre companheiros em pé de igualdade, toda uma
batalha a vencer; há os pesados resíduos teológicos, supersticiosos e
obscurantistas que esmagam a ingenuidade das massas. O Espiritismo é uma
tomada de consciência da responsabilidade do homem na existência, da sua liberdade
e da sua transcendência. Os espíritas que ainda se alimentam de leite
– como escreveu Paulo –
precisam tratar de crescer e alimentar-se de coisas mais sólidas, consistentes.
O problema da Genética no Espiritismo refere-se ao princípio da reencarnação. Os
críticos da Doutrina denunciam o suposto conflito entre a herança biológica e o
controlo espiritual na formação do novo corpo. Entendem que o determinismo da
hereditariedade cria dificuldades ao desenvolvimento do esquema programado para
a nova encarnação. O temperamento e as condições biopsíquicas e biofisiológicas
do nascituro não estariam sujeitos às exigências reencarnatórias das provas e
expiações que o espírito teria de enfrentar na nova existência. Mas
essas objecções decorrem do antigo conceito dualista do homem, com separação
absoluta dos elementos corporais anímicos. A Ciência Espírita
demonstrou que espírito e matéria se conjugam, como energia estruturadora e
massa estruturável, subordinando-se, portanto, a matéria ao espírito. Segundo
os princípios doutrinários, podemos colocar o problema genético na seguinte disposição
no plano evolutivo:
a) simples acção de aglutinação das partículas materiais
livres, dispersas no espaço, para a formação dos átomos e a seguir das
estruturas atómicas do reino mineral;
b) complexa estruturação dos átomos na formação das moléculas
no plano vital, para a produção das espécies do reino vegetal;
c) complexíssima elaboração dos elementos orgânicos, nos
reinos anteriores, para a formação dos seres vivos;
d) transcendente elaboração dos resultados de todo esse
processo no plano espiritual para a organização das formas matrizes e os seus
centros de energias padronizadoras,
para a organização das formas perispiríticas dos
seres vivos e particularmente dos superiores, para a ligação espírito-matéria,
em que o primeiro, como inteligência activa e criadora, exercerá as funções
determinantes.
A espantosa intuição dos gregos já havia captado, no
desenvolvimento do atomismo filosófico, particularmente entre os fisiólogos,
como Leucipo e Demócrito, a existência
dos átomos de fogo da alma e das homeomerías, modelos
infinitesimais que se ligam para a produção das formas materiais. Essas
homeomerías (do grego, homo – semelhante) seriam minúsculas partículas na forma
do pé, do braço, da cabeça. e de cada membro a ser produzido. As pesquisas
actuais no campo da Biologia comprovaram a existência dos centros
padronizadores nos seres vivos. A perna da frente de um embrião de rato,
deslocada para o lugar de uma perna traseira (e vice-versa) adquire, no desenvolvimento
do animal, a forma de perna traseira. Assim, as homeomerías, que pareciam uma concepção fantasiosa e ingénua, revelam-se como símbolo dos centros
padronizadores dos corpos dos seres vivos. Nas pesquisas soviéticas sobre o
corpo bioplásmico (perispírito)
ficou cientificamente provada a acção modeladora desse corpo sobre o
desenvolvimento do corpo material humano.
Dessa maneira, ficou demonstrada a interferência de um poder
maior do que o da hereditariedade na formação dos embriões humanos; o
determinismo do código genético não pode ser considerado como absoluto e cego,
estabelecido por leis mecânicas. A Inteligência Universal que responde
pela estruturação de toda a realidade revela-se minuciosa na especificação da
infinita variedade das coisas e dos seres. Não há, pois, nenhum conflito entre
as forças naturais no processo da reencarnação. Por outro lado, a própria flexibilidade do processo da hereditariedade, há muito
cientificamente constatada, que permite o aparecimento surpreendente de
caracteres de ancestrais remotos em exemplares de gerações recentes, poderiam
contestar as dúvidas dos críticos. Não se precisa ser especialista em Biologia
para se compreender esse problema, cuja solução, em face da Doutrina
Espírita, pertence ao campo da lógica. Por isso Kardec sustentava:
“O Espiritismo é
uma questão de bom senso”.
Essas questões de sexo e genética mostram claramente a
posição científica do Espiritismo,
que não apela jamais para explicações místicas ou soluções imaginosas dos
problemas reais. É com os pés na realidade que o Espiritismo avança em todos os
sentidos.
/…
José Herculano Pires, Curso Dinâmico de Espiritismo, (4) Sexo e Genética no Espiritismo, 5º fragmento da obra.
(imagem de contextualização: Somos as aves de fogo
por sobre os campos celestes, pintura em acrílico de Costa Brites)
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