(por Deolindo Amorim)
O título desta obra sugere, a princípio, que a mesma trata
de trabalho, como tantos outros, recebido do além; entretanto o que se encontra
em Literatura de Além-túmulo é um estudo, bem documentado,
acerca da produção literária que, através de inúmeros médiuns, nos tem chegado do mundo espiritual.
Formulado sob a autoridade de um nome mundial, Ernesto Bozzano, este livro não se destina exclusivamente
aos espíritas, porque a forte e abundante argumentação, que nele se condensa,
pode enfrentar objecções de qualquer natureza, pois é uma obra que não teme a
dialéctica nem o sofisma académico.
Sabe-se muito bem que, em matéria de comunicações do além,
há muita coisa que deve ser rejeitada, mas também se sabe que na
literatura mediúnica se registam factos suficientemente
comprovados.
Ernesto Bozzano, homem de ciência, pesquisador frio e
severo, é o primeiro a reconhecer que muitos ditados psicográficos não suportam
crítica, nem mesmo superficial. O acatado mestre europeu entra no assunto com
espírito de análise. Faz confrontos, apresenta factos, tira conclusões seguras
e, por fim, sustenta a tese espírita com absoluta convicção à luz de
documentação convincente. Não é por uma comunicação duvidosa que se julga todo
o volumoso património da literatura mediúnica. Bozzano demonstra, logo de
início, que há comunicações que realmente não passam de elaboração
onírico-subconsciente, com personalizações sonambúlicas, diz ele, evidentemente
grosseiras, mas é preciso que se saiba distinguir tais comunicações das
importantes mensagens ou páginas literárias em que o médium não tem a menor
participação intelectual.
Muitos adversários do Espiritismo,
sempre que se fala em comunicações do “outro mundo”, apelam para a hipótese do
subconsciente. Fizeram do subconsciente uma porta de saída para todas as
situações. Ernesto Bozzano cita, no entanto, casos em que de maneira alguma se
poderia invocar a possibilidade de haver um médium armazenado no subconsciente
certos conhecimentos revelados inesperadamente.
Entre vários exemplos, para provar que a literatura do além
é verdadeira, autêntica, incontestável, o autor introduziu no livro um facto
curiosíssimo: uma senhora, que era médium, recebeu, em transe mediúnico, uma obra intitulada Evangelho
suplementar. Nesse Evangelho, ditado na presença de pessoas de
responsabilidade, inclusive o rev. John Lamond, há conhecimentos de história
religiosa, de línguas antigas, etc., e a médium não tinha cultura de tais
assuntos, segundo apurou o próprio rev. Lamond.
Outro facto de que se ocupa, munido de documentos, é o do
célebre romance A Cabana do Pai Tomás. Muita gente sabe que esse
romance, aliás de fundo social, chegou a ser filmado e esteve durante muito
tempo em cartaz nos nossos cinemas. Admitiu-se, depois, a possibilidade de
haver sido essa obra, de tão grande influência na vida norte-americana, transmitida
mediunicamente à sra. Harriet
Beecher-Stowe. Lê-se em Literatura de Além-túmulo o trecho
em que a escritora Beecher-Stowe confessa francamente: “Não fui eu quem a
escreveu”, isto é, A Cabana do Pai Tomás. E acrescenta: “Deus a
escreveu. Foi ele quem ma ditou”. Diante dessa afirmativa, Ernesto Bozzano inclina-se para a hipótese mediúnica.
É um livro, portanto, de observações, factos e crítica.
Aqueles que tiverem ocasião de ler Literatura de Além-túmulo, ainda
que não entendam de Espiritismo, ficarão seguramente orientados para entrar no
campo da produção mediúnica.
É, finalmente, um livro que deve figurar em toda estante de
obras espíritas.
/...
Ernesto Bozzano, Literatura de Além-túmulo, Prefácio por
Deolindo Amorim, 1º fragmento desta obra.
(imagem de contextualização: Les Fleurs du Lac_1900,
tempera no painel de Edgard Maxence)
Sem comentários:
Enviar um comentário